+ Protesto de assentados ´fecha´ Prefeitura de Palmital
Por Cristina Esteche com foto do vereador Zé Palmeira
Palmital – Após a assinatura de um TAC (Termo de Ajustes de Conduta) pelo prefeito Darci Zolandeck, os assentados do Nova Aliança (Comil) encerraram o protesto em frente a Prefeitura de Palmital. Os trabalhadores rurais encontravam-se no local desde domingo (18) reivindicando melhorias nas estradas do assentamento, melhores condições de transporte escolar e o retorno de agentes de saúde na comunidade.
De acordo com a presidente da Associação São Sebastião de Produtores Rurais, Zenaide de Souza, a moradora mais antiga do assentamento, o que ficou acertado com o prefeito é que nesta quarta (21), parte do maquinário da Prefeitura será levado para a recuperação das estradas da comunidade. “Se isso não acontecer nós estamos mobilizados, vamos chamar os demais assentamentos e só sairemos de frente da Prefeitura junto com o maquinário”, disse à Rede Sul de Notícias, por telefone.
De acordo com a líder da comunidade, por causa das estradas os ônibus que transportam crianças às escolas sempre quebram e os alunos faltam às aulas. Outro problema que atinge o assentamento é a retirada dos agentes de saúde da comunidade. “Não temos posto e precisamos ir até a sede no posto. Sem estradas, sem transporte e sem atendimento na saúde a comunidade perece. Temos muitos idosos na comunidade”.
O TAC também prevê que as outras reivindicações serão atendidas no decorrer da semana,
O assentamento fica a cerca de 30 quilômetros da sede de Palmital e possui 200 famílias, somando cerca de 800 pessoas.
A mobilização impediu que servidores públicos municipais trabalhassem na segunda (19). Nesta terça, embora o atendimento tenha voltado ao normal os telefones da Prefeitura estão com as linhas congestionadas. A RSN conseguiu contato com a assessoria de imprensa solicitando uma posição do prefeito, mas não houve retorno.