22/08/2023

Mas de novo Dona Fifa?

Sim! Para infelicidade ou felicidade dos brasileiros, vai ter Copa sim. No último domingo (18), o último estádio da Copa, a Arena Corinthians, recebeu um evento teste e está pronto para o Mundial.

Apesar de, ao meu ver, o evento teste ter sido um sucesso, bem melhor do que outros estádios que sofreram com mais falhas,  a Fifa entendeu que será necessário mais um evento teste na Arena do Timão.

De acordo com a entidade, o que se pretende é analisar com mais cuidado o transporte, a locomoção até o estádio em um dia comum, um dia útil, com o tráfego habitual da cidade de São Paulo.

Entendo a preocupação da “Dona Fifa” com toda a logística da Copa do Mundo. Afinal se fosse eu o proprietário de um evento tão rentável como a Copa e desejado por tantos países, também criaria um padrão de qualidade para que meu evento  ontinuasse com tamanho prestigio, agradando ao público e consequentemente aumentando-o e assim alavancando também os lucros.

O que me incomoda nessa história toda de “Padrão Fifa” é a forma como ele nos é imposto. A entidade máxima do futebol mais parece um país europeu na época das grandes navegações, conquistando e impondo sua cultura em outros locais.

Ao chegar por aqui e desembarcar toda sua bagagem “Padrão Fifa” sem o menor respeito com a cultura local, a Fifa realmente se assemelha aos grandes conquistadores. O novo evento testa da Arena Corinthians é um exemplo claro disso.

Apesar de muitos torcedores estarem animados para verem a arena em pleno funcionamento novamente, entendo este evento como uma afronta ao futebol brasileiro, afinal marcar um jogo para a quinta feira à tarde é desrespeitar a cultura e o costume do torcedor brasileiro que já se acostumou com as rodadas aos domingos e no meio de semana à noite.

Além do mais a medida é desfavorável aos clubes, afinal um Corinthians e Cruzeiro que seria um jogo para estádio cheio, provavelmente será em um estádio bastante vazio, acarretando prejuízo aos cofres.

Outra coisa que não compreendo em toda esta história é o porquê de se querer testar o transporte para a Arena em um dia útil, afinal o desejo da própria Dona Fifa, e acatado pelas cidades sedes, é de que sejam decretados feriados e/ou ponto facultativo nestas cidades nos dias de jogos, deixando o ambiente muito parecido com o que foi domingo.

Por isto me pergunto: mas de novo Dona Fifa?

PS: Nunca pode-se duvidar da torcida do Corinthians, que talvez cale a minha boca e lote o estádio, contudo, acho improvável que isto aconteça.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo