Por Luiz Carlos Knuppel Junior
A construção do CIE (Centro de Integração de Esportes) no Campo do Pavão colocará Guarapuava no mapa do esporte brasileiro. Poucos municípios do país foram contemplados com o programa do PAC 2 do Governo Federal e que ficará como legado das Olimpíadas de 2016.
A vinda do Centro para Guarapuava demonstra também o interesse da administração municipal no esporte. Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, o esporte em Guarapuava vem sendo tratado como prioridade, pois as atividades físicas trazem consigo outros fatores bastante importantes para a sociedade como o convívio coletivo, o lazer , a inclusão e a transformação social pelo esporte e o estimulo da população em usarem a cidade e todas as suas praças esportivas.
Outro ponto levantado pelo prefeito e pela comunidade escolar que acompanhou a visita técnica ao terreno nessa quarta feira (21), são os efeitos pedagógicos que o esporte tem. Conhecedores da importância pedagógica e dos efeitos que o esporte traz para os alunos tanto dentro quanto fora de sala, o Colégio Estadual Mahatma Gandhi e da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, que ficam próximas ao local, esperam usar em breve o Centro de Esportes para desenvolverem suas atividades.
A ênfase dada ao esporte em Guarapuava também movimenta a economia da cidade, sediando eventos estaduais e nacionais. Segundo os organizadores da II etapa do Paranaense de Jiu Jitsu, o evento que aconteceu por aqui no fim de semana (18) movimentou um grande contingente de pessoas de fora, que utilizaram restaurantes, hotéis e o comércio em geral.
De acordo com o secretário de esportes do município, Celso Góes, os investimentos no esporte não são apenas no CIE e nos grandes eventos. O município está revitalizando e reformando ginásios de esportes e praças em vários bairros da cidade.