22/08/2023

Cinedebate traz novos formatos de sessões em campus da UFFS

imagem-72314

Da redação com assessoria – edição: Cristina Esteche

REALEZA – O projeto Cinedebate está de volta no campus da Universidade Federal Fronteira Sul em Realeza A abertura das atividades do quarto ano do projeto cultural será nessa sexta-feira (23), às 19h, com a exibição do filme brasileiro “Uma onda no ar”.  De acordo com a Universidade Federal Fronteira Sul, a  exibição comemorativa marca o Dia Internacional da Comunicação (17 de maio) e o Dia Mundial das Comunicações Sociais (31 de maio). Logo após, será feito um debate sobre Liberdade de Imprensa, com a participação de representantes de órgãos de imprensa da região. A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade. 

O Cinedebate 2014 também traz novidades de formato. Foram ampliados os tipos de sessões, que agora passam a ser de três tipos: aulas abertas; ciclos temáticos; e exibições comemorativas. Antes, as exibições eram realizadas na Casa da Cultura de Realeza, agora elas passarão a ocorrer em espaços do Campus Realeza. As exibições são gratuitas e abertas a todos.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Antônio Beal, a mudança no formato possibilita ampliar as possibilidades de utilização e a discussão das obras cinematográficas, além de reforçar uma dimensão essencial do projeto que é a questão do debate, do aprendizado e do compartilhamento do conhecimento. “Trouxemos o cine de volta para dentro da universidade para estabelecer um novo tipo de vínculo com a comunidade externa, cujo enfoque predominante será posto na relação com a sociedade civil organizada”.

Além de promover o debate, o projeto sempre busca trazer títulos de filmes diferentes, saindo da temática comercial. “O cinema é uma linguagem reveladora, que representa como, a partir de um determinado contexto, o cineasta enxerga o mundo. Fugir do circuito comercial da indústria cinematográfica consiste num exercício de tentar fugir de uma visão unilateral sobre os problemas do mundo, um exercício de tentar entender o diferente, de ir ao encontro do outro e, no limite, de exercitar a tolerância”, explica Beal.

Trabalham como voluntários no projeto os acadêmicos: Willian Henrique Cândido Moura (sétima fase/Letras), Daniela Bessani (terceira fase/ Medicina Veterinária), Indionara de Matos (terceira fase/Letras), Tatiane Cristina Fuhr (terceira fase/Letras), Lucas Carniel (nona fase/Letras), Alexsandra Potulski (nona fase/Letras), Erick Pietrobeli (terceira fase/Medicina Veterinária), Marina Maria Conchy Rodrigues (nona fase/Letras) e Danieli Zanelato (sétima fase/Medicina Veterinária).

Para mais informações acesse o perfil no Facebook: https://www.facebook.com/cinedebate.uffs

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo