22/08/2023

Cesar Filho dá o exemplo

imagem-72500

Poetisa, professora, tenis-mesista, técnica, árbitra, mulher… Laudenora Ferreira era uma dessas figuras guarapuavanas que primam pelo ecletismo. De tudo um pouco, não sei se por vocação, mesmo, ou se por necessidade de encontrar um lugar, muitas vezes sufocadas pela falta de espaço justo naquilo que gostariam de mais fazer. A Laude também era pintora. E entre seus projetos finais, antes de falecer, estava uma homenagem ao seu maior ídolo, o piloto Airton Senna. Ela nunca quis casar, mas quis ser mãe. Adotou. Amou. 

Parte expressiva do trabalho de Laudenora está agora na Escola Municipal Gabril Hugo Rios, entregue esta semana pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, numa iniciativa que merece aplausos. Além de conservar a memória desta pontagrosensse de nascimento, que escolheu Guarapuava como berço, Cesar Filho outorga a 500 alunos da escola o acesso a história recente da cidade, escrita por pessoas que ontem estavam aqui, perto de nós. 

O Espaço Laudenora Ferreira se tornou possível porque uma amiga pessoal da artista, a professora Margarida Andrade, teve o zelo de guardar o acervo, contendo rascunhos, troféus, livros, medalhas, DVDs, fotos, que estão à disposição da comunidade na biblioteca da Hugo Rios.

Guarapuava tem inúmeros personagens que fizeram história e um sem-fim de espaços que precisam ser ocupados. Eis aí um belo exemplo a ser seguido, pelas famílias e pelo próprio poder público.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo