22/08/2023


Saúde

Vacinação contra a gripe atinge mais de 95% da meta em Candói

imagem-72518

* Por Rogério Thomas, com assessoria

O município de Candói já atingiu mais de 95% da meta da campanha de vacinação contra a gripe, o que significa 3.482 pessoas imunizadas. Por enquanto, não há prazo para o encerramento da campanha. Quem faz parte do público-alvo, pode procurar asUnidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades Cachoeira, da Paz, São Pedro, Lagoa Seca, Rio Novo, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Interior ou o Posto da Sede.

Segundo levantamento preliminar da Secretaria de Saúde, pouco mais de mil crianças receberam a dose da vacina. Entre os profissionais da saúde, o número é de 258 imunizados. As grávidas e as mulheres com pós-parto somam 178 atendimentos. Os idosos representam 1.280 dos vacinados em Candói. Já os doentes crônicos são 762.

Luiz Carlos Lejanoski, de 54 anos, é morador da comunidade Passo Grande e tem uma doença considerada crônica. Há cinco anos, ele faz a vacina para se proteger da gripe. “Tem pessoa que tem medo da vacina, porque pensa que vai morrer (risos). Mas a maioria sabe que faz bem e sempre vem. Eu nunca mais tive gripe forte”, comenta Luiz Carlos.

A enfermeira Maria Fernanda Copacheski atribui o sucesso da campanha de vacinação no município ao empenho das equipes e dos agentes comunitários de saúde. “Tivemos uma participação muito boa de todos. Teve o pessoal que foi nas casas fazer a conscientização, as mães também receberam orientação sobre as crianças. Tudo isso torna a população mais consciente e mais protegida, o que diminui as consultas médicas por causa da gripe”, analisa.

O secretário de Saúde de Candói, Willian Pedroso, também reconhece a participação dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Nós estamos bem avançados em Candói, graças ao trabalho de todos. Está sendo feita uma conscientização entre a população, lembrando a importância da vacina contra a gripe”, diz.

Podem receber a dose da vacina em todo o Brasil, as crianças com idade até seis anos completos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais da saúde, indígenas, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

O Paraná é o primeiro estado a atingir a meta da campanha de vacinação contra a gripe com 2,2 milhões de paranaenses imunizados. A vacina protege contra três sorotipos virais que mais causam a gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A dose é capaz de reduzir o número de internações por pneumonia e, principalmente, os casos de morte em decorrência da gripe. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo