Da redação com assessoria
Os membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, votaram e aprovaram o relatório final, apresentado pelo deputado Douglas Fabricio. A explanação abordou de forma técnica o panorama dos pedágios e das concessões no Estado, e incluiu recomendações aos poderes executivo e judiciário.
O relatório sugere, entre outros pontos, a redução de até 25% das tarifas e a criação de uma lei que imponha a necessidade do aval dos deputados para qualquer mudança nos contratos de concessão. Indica, ainda, a retomada das ações judiciais e a implantação de um sistema de contagem de fluxo de veículos nas praças de pedágio.
O deputado Bernardo Ribas Carli, membro titular da Comissão, cumprimentou o relator pelo trabalho e destacou os importantes resultados da CPI, como o início de obras em rodovias, a exemplo da duplicação da BR-277, a partir de Guarapuava.
Carli ressaltou que cerca de 40 pessoas foram ouvidas pela CPI, inúmeros documentos foram recebidos, sessões ordinárias e extraordinárias realizadas e itens importantes investigados, de modo que a Comissão apurou os principais números do pedágio no Paraná.
Agora, o relatório final será entregue ao presidente da ALEP, deputado Valdir Rossoni, para então seguir para apreciação em plenário.