22/08/2023
Geral

Mais 50 municipios devem ter situação de emergência reconhecida

Da redação, Via AEN

 

Após percorrer pessoalmente diversos municípios atingidos pelas chuvas do fim de semana, o governador Beto Richa retornou a Curitiba e anunciou, no início da note desta segunda-feira (09/06), que pelo menos 50 municípios também terão reconhecida a situação de emergência, inclusive a capital. Pela manhã, Richa assinou decreto reconhecendo a situação de emergência em 77 cidades.

“O decreto garante mais agilidade e elimina burocracias para que os prefeitos tenham condições de usar recursos públicos para atenuar a situação, para a recompor as cidades, recuperar acessos e socorrer as pessoas que estão em situação de dificuldades”, afirmou o governador.

Richa também recebeu o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, no Palácio Iguaçu, ao retornar do Interior. Teixeira assegurou que o governo federal vai agilizar o reconhecimento dos decretos do Paraná para que os municípios possam acessar recursos federais. Ele também garantiu que os órgãos de infraestrutura da União serão responsáveis pela desobstrução das rodovias federais interditadas no Estado.

O ministro também disse que a Defesa Civil do Paraná tem totais condições de coordenar as ações de assistência aos municípios e dar apoio às pessoas afetadas pelas chuvas no Estado. “A Defesa Civil do Paraná é organizada e uma das mais estruturadas. Estamos aqui para apoiar e dar ajuda para que o Estado do Paraná consiga atravessar esse momento difícil em tudo o que a Defesa estadual requerer a partir de amanhã”.

O boletim divulgado pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, às 18 horas, mostra que em todo o Estado as chuvas afetaram 106.389 pessoas, em 124 municípios. Pelo levantamento, 7.849 pessoas permanecem desalojadas (tiveram de sair de suas casas e foram para casa de parentes ou amigos). O número de desabrigados (que tiveram de sair de casa e permanecem em locais públicos) chega a 2.785 pessoas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.