Por Luiz Carlos Knuppel Junior
A agricultura familiar foi um dos setores mais prejudicados pelas fortes chuvas do último fim de semana em Guarapuava. De acordo com o secretário de Agricultura do município, Itacir Vezzaro, o prejuízo chega à ordem dos R$ 10 milhões.
Uma das regiões mais atingidas foi o Assentamento Rosa, no distrito do Guará, que além das chuvas foi atingido por forte vendaval. Equipes das secretarias de Assistência Social e da Agricultura estiveram no local nesta segunda (09) auxiliando os moradores com lonas, telhas, alimentos, roupas, cobertores e outros objetos. Casas foram destruídas.
Produtores de leite, que não podem escoar a produção em virtude da queda de pontes e situação das estradas, e agricultores que cultivavam pequenas frutas e hortaliças perderam toda a produção. “Produtores que estiveram aqui na semana passada pegando sementes importadas para o plantio de morango, perderam tudo” contou Itacir.
Segundo o secretário, além do programa de incentivo ao cultivo de pequenas frutas, que tinha sido iniciado recentemente, boa parte das estradas rurais haviam sido reparadas nos últimos dias, mas o serviço foi todo desfeito pelas chuvas.
Com a situação de emergência do município, as duas edições da Feira do Produtor, que ocorrem semanalmente, foram canceladas. Segundo Itacir, cada edição da feira gira em média R$ 15 mil aos produtores.