Por Cristina Esteche
O PHS abriu o calendário das convenções no Paraná e homologou candidaturas na manhã desta terça (10) em Maringá. O empresário Júlio Agner, de Guarapuava, teve a sua candidatura confirmada a deputado federal, ao lado de outros nomes. Silvio Barros é o candidato ao Governo do Paraná, ficando abertas as vagas de vice e para o senado para atrair coligações. De acordo com o vice presidente estadual do PHS, professor Claudio Andrade, as conversas serão estreitadas após a definição do PMDB. “Se o senador Roberto Requião não passar na convenção do PMDB muitos partidos que iriam com ele, já acenaram a vontade de apoiar a candidatura de Silvio Barros”.
Segundo Andrade, também já existe conversa entre Barros e o deputado federal Rubens Bueno, do PPS. “Se não for viabilizada a candidatura do deputado ao Governo do Estado será oferecida a vaga de vice para ele”. O que vai pesar nessa conversa é o fato do PPS decidir pelo apoio de Eduardo Campos à presidência. “O PHS já fechou com Eduardo Campos para ele ter palanque no Paraná. Isso facilitaria a vinda do PPS para a nossa coligação”, ponderou. Outra ideia do PHS é oferecer a vaga do senado para o deputado federal Eduardo Sciarra.
Por enquanto o PHS saiu da convenção de hoje já coligado com o PROS, da deputada federal Cida Alborguetti na chapa proporcional. A coligação com o PROS já garantiu a Silvio Barros dois minutos na propaganda gratuita da Justiça Eleitoral.