Foto: Reprodução
Por:L.C.K
A agenda oficial de Dilma Rousseff confirmou a presença da presidenta na abertura da Copa do Mundo, que acontece nesta quinta feira (12), na Arena Corinthians, em São Paulo. Apesar de estar presente na cerimônia, Dilma não deverá discursar durante o evento, quebrando assim uma tradição que já dura 20 anos.
De acordo com a Fifa, não estão programados discursos de Blatter ou da presidente do Brasil. Já segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, existe apenas um "indicativo" de que Dilma faça uma "abertura protocolar".
No ano passado, Joseph Blatter, presidente da FIFA, e Dilma foram vaiados na abertura da Copa das Confederações, em junho do ano passado.
Para evitar um novo desconforto, Dilma realizou o tradicional discurso de abertura em um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de terça-feira (10). Em sua fala, a presidenta valorizou as obras e o legado deixado pela Copa, criticou os pessimistas, e prometeu investigar e punir os casos de irregularidade.
Desde a Copa de 1994, nos Estados Unidos, os presidentes dos países-sedes tradicionalmente discursam na cerimônia da abertura da Copa do Mundo.