Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Por Luiz Carlos Knuppel Junior
Para muitos o jogo de estréia é a partida mais difícil de um campeonato. Se a partida de ontem será efetivamente a partida mais difícil do Brasil na Copa é difícil dizer, mas de fato a Seleção encontrou várias dificuldades para conseguir vencer a Croácia. A boa notícia é que o primeiro passo foi dado, o primeiro obstáculo ultrapassado, graças a dois jovens: Neymar e Oscar.
Neymar e Oscar têm apenas 22 anos de idade e uma pressão enorme em suas costas, porém, mesmo assim, não se omitiram do jogo e brilharam quando o Brasil mais precisava deles. Os dois jovens comandaram o Brasil na virada por 3 a 1 e mostraram que a Seleção tem os nervos no lugar certo para superar grandes adversidades como começar uma Copa do Mundo atrás do placar.
Neymar foi bem, mas não brilhante, e pode-se esperar ainda mais do garoto, mas fez aquilo que a torcida brasileira espera: gols. Já Oscar foi o grande destaque do Brasil, sendo taticamente impecável, organizando o meio campo e criando jogadas de ataque. Ainda coube a ele marcar o terceiro gol brasileiro.
Luiz Gustavo e Davi Luiz também foram bem no jogo.
Os destaques negativos ficaram com Fred, Paulinho, Marcelo e Daniel Alves. A dupla de laterais, aliás, não mostrou uma boa recomposição defensiva e erraram muitos cruzamentos.