* Por Rogério Thomas, com assessoria
Está tramitando na Câmara de Vereadores de Guarapuava um Projeto de Lei onde a Prefeitura está ampliando a sede urbana do distrito da Palmeirinha.
De acordo com o projeto, o objetivo da Prefeitura é incluir os moradores do distrito no Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Atualmente, o projeto do loteamento “Residencial Moscou”, da Construtora Piacentini Ltda., está tramitando na Prefeitura, com solicitação de que o mesmo venha a ser definido como Zona Especial de Interesse Social e ser disponibilizado para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida – faixa 01. O imóvel onde a construtora pretende instalar o loteamento localiza-se apenas em parte dentro do Perímetro Urbano do Distrito de Palmeirinha. Para que o loteamento seja incluído no programa do Governo federal, é necessário que toda área esteja na sede urbana do distrito.
De acordo com a justificativa do prefeito Cesar Filho, o Município de Guarapuava tem interesse no empreendimento, o que justifica o encaminhamento do projeto de lei, uma vez que naquela localidade há uma carência de empreendimentos desta ordem, conforme já diagnosticou o Plano Local de Habitação de Interesse Social.
O referido plano levantou que pelo menos 200 (duzentas) unidades de habitação encontram-se situação precária, que a população é carente de oferta de imóveis dentro de sua condição econômica, uma vez que na localidade de Palmeirinha o perfil econômico levantado da família indica que grande parte possui ensino fundamental incompleto, com renda familiar de 0,5 a 1 salário mínimo, sendo que a maioria encontra-se cadastrada no Programa Federal Bolsa Família.
O Projeto de Lei entra em votação na sessão desta terça feira (17), na Câmara de Guarapuava.