Por Luiz Carlos Knuppel Jr com assessoria
A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou ontem (24), durante Reunião Pública, o reajuste tarifário de duas concessionárias do estado do Paraná: a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) e Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO).
Segundo nota publicada no site da agência, o reajuste para a CFLO começa entrar em vigor a partir do domingo (29). Cerca de 54 mil residências de Guarapuava serão afetadas com um reajuste de 36,54%.
De acordo com a ANEEL, a principal causa do reajuste foi o aumento no custo das distribuidoras para comprar energia da Copel. “A principal causa do reajuste foi o aumento dos custos que as distribuidoras tiveram com compra de energia da concessionária supridora (Copel). Ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incidem o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos” explica a nota.
O aumento, contudo, pode não acontecer já que o governador Beto Richa (PSDB) já pediu a suspensão do aumento nas contas de energia elétrica. A medida foi aprovada pelo conselho de administração da Companhia de Energia do Paraná (Copel), que havia pedido o reajuste para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Como foi a própria Copel que pediu o aumento, será preciso que a Aneel aprove a suspensão defendida por Richa.