22/08/2023
Agronegócio

Adapar aperta fiscalização sobre Vazio Sanitário da Soja na região

* Da Redação, com assessoria

 O período do Vazio Sanitário da Soja iniciou no dia 15 de junho e vai até 15 de setembro. Nestes 90 dias, nenhum produtor pode ter a presença de plantas vivas de soja na propriedade. Esse período é decretado por lei pelo e faz parte do Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja do Conselho de Sanidade Agropecuária. “O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir a incidência da Ferrugem Asiática na soja. Assim, se reduz também a aplicação de agrotóxicos e fungicidas nas lavouras, consequentemente, há menor contaminação ambiental. Também se espera que com menor incidência da doença, a próxima safra tenha uma alta produtividade”, explica o engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Guarapuava, Alexsandro Schiavini.

Haverá, nestes meses, fiscalização constante da Adapar em propriedades da região. Os produtores que não respeitarem a lei, são autuados. Os valores das multas variam de acordo com a extensão do local. “O produtor autuado deve, imediatamente, retirar as plantas. Se assim não fizer, ele pode ser autuado novamente e o valor sobe”, ressalta Schiavini.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.