Guarapuava – A Federação Paranaense de Futebol de Salão anunciou nesta segunda-feira, dia 3, a paralisação de todas as competições oficiais de futsal no Estado. A medida é preventiva, em virtude do aumento de casos da gripe A (H1N1), também conhecida como gripe suína. A suspensão dos jogos ainda não tem prazo determinado, pois dependerá da evolução do quadro atual e também das determinações do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde.
A medida de paralisar as competições de futsal no Estado foi tomada pela Federação em conjunto com os filiados. De acordo com o presidente da Entidade, Dias Lopes, o momento é de muita apreensão e todas as medidas possíveis devem ser tomadas. O que está em jogo é a saúde de todos os esportistas e também da população em geral, comentou o dirigente, fazendo questão de reforçar o que já havia dito na semana passada, quando anunciou a suspensão do Campeonato Metropolitano: Trata-se de uma atitude meramente preventiva, já que não recebemos a comunicação de nenhum caso da doença entre nossa comunidade esportiva.
A paralisação das competições atingirá inclusive a Série Ouro do Campeonato Paranaense. O primeiro jogo que deixará de acontecer será entre Zaeli/Penalty/Umuarama e Ciagym/Napa Parts/Maringá, que se enfrentariam nesta terça-feira (04/08) na cidade de Umuarama. Também estão temporariamente adiadas as partidas das Séries Prata e Bronze, o início do Campeonato Paranaense Feminino Adulto e as fases decisivas da Taças Paraná sub-11 e sub-15 feminina, bem como todas as categorias do Campeonato Metropolitano. Todas estas competições envolvem aproximadamente duas mil pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas e oficiais de arbitragem. Um número que é muito maior se forem levados em consideração torcedores e famílias dos atletas, no caso das categorias menores.
Com esta paralisação, todo o calendário da Federação Paranaense de Futebol de Salão para o restante da temporada terá que ser reformulado. Nesta terça-feira a diretoria da Entidade se reunirá na sede da Entidade, em Curitiba, para já definir alternativas diante deste fato novo. Temos que estar preparados para as várias possibilidades que se apresentarem. Mas, acima de tudo, torcemos para que os riscos de contaminação da nova gripe diminuam o mais rápido possível, complementou o presidente Dias Lopes.