22/08/2023


Geral

Empresários da indústria e reparação de veículos reativam sindicato em Guarapuava

imagem-74767

Por Cristina Esteche – Foto: Lauro Pletsch, presidente do Sindirepa

Desativado desde 2013 o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava) tem agora representatividade em Guarapuava. A entidade passou a ser presidida por Lauro Pletsch com muitos desafios a serem enfrentados.  “Temos um grande problema aqui, uma vez que estamos há quatro anos sem convenção coletiva e a categoria vinha sendo representada por um sindicato de Curitiba há diversos anos e isso não vinha  funcionando. Eles [Sindicato] apresentavam propostas muito longe da nossa realidade local. Isto é algo que vamos ter que buscar uma solução”.

Fundado em 11 de novembro de 1986, o Sindirepa nunca teve uma atuação forte no município e em 2013, a entidade chegou a ser paralisada e só foi reativada neste ano. “Vamos unir a categoria, buscar um equilíbrio financeiro, além de ajudar as empresas a enfrentar os desafios com a falta de mão de obra qualificada”, diz o presidente.. Segundo ele, a diretoria e vários empresários estão dispostos a  esse desafio e  já estão programados treinamentos, palestras, parcerias e eventos para auxiliar os empresários da região e fortalecer o setor.

Ampliar a participação das empresas também é uma das prioridades. “Neste início de ano tínhamos um pequeno número de associados, uma vez que, com a paralisação das nossas atividades no ano passado, tivemos muitas desistências. Agora, neste momento novo, precisamos resgatar novamente esses associados, pois apenas assim conseguiremos fortalecer o sindicato”.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo