22/08/2023
Economia

57% dos executivos que buscam novas oportunidades estão empregados, aponta pesquisa

Da redação (CE)

Mais da metade dos profissionais que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho estão empregados atualmente, há menos de dois anos. É o que revela pesquisa do PageGroup, consultoria líder mundial em recrutamento executivo especializado, que opera com as marcas Michael Page, Page Personnel e Page Executive.

Realizada com 800 profissionais de diferentes níveis hierárquicos (alta e média gerência e técnico e suporte à gestão) no mês de maio deste ano, a pesquisa indica que 57% dos executivos que participam de processos de seleção estão empregados atualmente, há menos de dois anos na mesma companhia. Do universo de profissionais atuantes até dois anos na mesma empresa, 40% foram contratados a menos de seis meses. Embora a economia demonstre sinais de desaquecimento, o cenário no emprego é semelhante ao do ano passado, com alto índice de rotatividade.    

De acordo com Sérgio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, é possível constatar a agitação do mercado de trabalho, aliado ao baixo índice de desemprego. “A maioria dos executivos que estão trabalhando permanecem antenados, caso apareça uma oportunidade. É natural e parte da cultura corporativa atual”, explica Sabino.

Já os 43% dos executivos consultados que se declararam não empregados no momento afirmam que estão, em sua maioria, sem uma posição fixa há cerca de seis meses. “É a média. Este tempo é normalmente o que um executivo de alta e média gerência pode levar em sua recolocação”, completa Sabino.

A pesquisa também abrange o tempo médio de permanência dos executivos no mesmo emprego. De acordo com os dados, profissionais com até dois anos de casa corresponde a 42% (média e alta gerência) e 54% (técnico e suporte a gestão) dos consultados no levantamento. Executivos que estão na mesma companhia entre 2 e 5 anos somam cerca de 33% dos entrevistados. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.