Com as baixas temperaturas registradas no inverno a tendência é que as pessoas fechem portas e janelas quando estão dentro de casa, inclusive que mantenham tudo bem fechado quando vão tomar banho. Para quem tem em casa equipamentos a gás, é preciso ter cuidado para não transformar o conforto em risco.
De acordo com a normativa 13.103/2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve haver ventilação cruzada no ambiente onde estão instalados os equipamentos para que o ar circule e se evite acidentes que podem provocar mortes por intoxicação por monóxido de carbono (CO).
No caso dos aquecedores a gás, o local mais indicado para a instalação dos aquecedores é na área de serviço porque costuma ser o local mais arejado da casa, porém ainda existem construções em que o gás está no banheiro, com pouca ventilação.
Em relação ao aparelho, especialistas recomendam uma revisão a cada seis ou oito meses. Entre os itens que devem ser verificados está a instalação – especialmente dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, a pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores.
SEGURANÇA
Para melhor qualidade de vida e segurança, a Compagas orienta sobre a importância de utilizar os equipamentos de forma correta e obedecendo mais algumas dicas simples, como:
– Verifique se a chama dos equipamentos é de cor azul; se for de outra cor (amarela, alaranjada ou roxa) estão funcionando de forma defeituosa. Nesse caso, chame um profissional qualificado para que revise o equipamento e a ventilação.
– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.
– Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente; é perigoso.
– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.