22/08/2023

Pelas ruas de Istambul

imagem-75739

Assim continuo minha viagem pelo mundo. Depois de passar por Santorini, Atenas, Mikonos, maravilhosa Mikonos, Izmir. O destino agora é Istambul na Turquia.

Vamos lá ver qual é de Istambul, disse eu. Um dia de muito calor, coloquei um shorts relativamente curto, afinal de contas estava muito quente. Sai com uma amiga argentina. Quando sai na rua, parecia que havia algo estranho comigo. Todos me olhavam assim,  diferente, não sei explicar ao certo como, confesso que não era muito agradável.

 Comecei a olhar ao meu redor, as mulheres locais, andavam quase todas cobertas, com saias longas,  capas, lenços na cabeça, só o rosto à mostra. Outras de burca, uns vestidos longos pretos com um véu negro na cabeça deixando apenas os olhos de fora.  Acredito que elas não devem sentir calor, pensei eu.

Para as mulheres fica a dica: cuidado com as roupas usadas em determinados países. Assim evita se passar por essa situações como essa.

A minha primeira tarde em Istamul foi maravilhosa. Istambul, antiga Constantinopla é a maior cidade da Turquia. Uma cidade impressionante, diferente de tudo que já tinha visto. É  única cidade do mundo que pertence à Ásia e Europa.

Istambul é uma cidade moderna com um misto de mesquitas, museus, mulheres de burcas, cheiro de cordeiro. Comércio, muito comércio.  

 Quando se visita o famoso Grand Bazar, um  centro comercial tradicional em Istambul, não precisa se preocupar em não falar a língua local, porque lá as pessoas tentam falar um pouco de tudo. Assim que sempre a gente se entende e acaba gastando muito bem. Ah!… outra dica importante, nunca compre pelo primeiro preço oferecido, pois com jeitinho acaba saindo por menos da metade do preço. Fantástico.

A Turquia me surpreendeu, ou melhor dizendo, Istambul me encantou. Super recomendo.


Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo