22/08/2023
Política

Cerca de nove mil estudantes serão beneficiados com o passe único

imagem-75920

Por Cristina Esteche / Fotos: Lizi Dalenogari

Cerca de nove mil alunos  da rede pública, particular e ensino superior de Guarapuava serão beneficiados com a implantação do passe único. A lei sancionada na manhã desta segunda (28) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho contempla uma reivindicação que vinha se “arrastando”’ há cerca de 23 anos, é patrocinada pelo movimento estudantil desde então.

“Eu sou oriundo do movimento estudantil e esse é um movimento nacional, mas Guarapuava sai na frente”, disse o vice presidente da Câmara de Vereadores, Airson Horst (PPS).

Para a presidente do Diretório Acadêmico de Serviço Social, da Faculdade Guairacá, Etiene Corso, que também pertence à UJS (União da Juventude Socialista), o passe único vai possibilitar a qualificação do estudante em atividades extracurriculares. “Se trata de um avanço em políticas públicas para os estudantes, pois somos os protagonistas do futuro da Nação”, afirmou. Porém, a líder estudantil faz uma ressalva. “A nossa luta pelo passe livre continua”.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, a implantação do passe único em Guarapuava passou por debate com lideranças estudantis, sindicatos, a empresa  de Transporte Coletivo Urbano Pérola do Oeste e demais segmentos voltados à educação. O passe único, segundo o prefeito, foi a solução mais viável para o momento. “Poderíamos ter implantado o passe livre, mas por questões orçamentárias, estipularíamos cotas, com restrições de uso”. Para que pudesse ocorrer um avanço nas políticas públicas, o passe único foi aprovado. Assim sendo, os estudantes vão pagar apenas R$ 1 para ter direito a até quatro passagens por dia. Para isso, será feito um recadastramento dos estudantes. Uma vez cadastrado, o beneficiário vai receber um cartão e a conferência na catraca será feita pelo sistema biométrico identificando o usuário pela leitura do rosto e pela foto impressa no cartão. Caso haja alguma tentativa de fraude será detectada no momento exato da tentativa e o dono do cartão sofrerá sanções. Os cartões deverão estar circulando dentro de 40 dias. A recarga deve ser feita diariamente.

Para subsidiar o passe único o município vai investir cerca de R$ 1 milhão por ano, recurso oriundo do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) recolhido pela concessionária do transporte coletivo urbano na cidade. Uma vez recolhido, esse montante vai para um fundo e será revertido à empresa em forma de subsídio.

Em Guarapuava, cerca de oito mil estudantes possuíam o meio passe, revogado a partir da implantação do passe único.

A ideia do prefeito Cesar Filho é ampliar o passe único retirando as restrições. “Conforme se comportar a nossa previsibilidade, pode haver um avanço com a retirada do limite de público alvo”, antecipou.

QUEM TEM DIREITO

Alunos da rede pública, do ensino fundamental, médio e superior;
Estudantes de faculdades privadas que sejam beneficiários de bolsas de estudos, ProUni, FIES ou outra modalidade de financiamento

O QUE É NECESSÁRIO

Fazer o recadastramento junto à empresa Pérola do Oeste comprovando que estuda na rede pública de ensino ou, no caso, de acadêmicos de faculdades particulares, que é bolsista ou que possui algum tipo de financiamento estudantil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo