22/08/2023
Saúde

Hospital de Pitanga fará mutirão para cirurgias em pacientes de 16 municípios

imagem-76030

Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche Foto: Diretores se reunidos para decidir mutirão

Pitanga  –  Uma parceria entre o Governo do Paraná, a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, a Regional de Ivaiporã e o Hospital São Vicente, possibilita um mutirão para a realização de cirurgias  na área de otorrinolaringologia, em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de 16 municípios do Vale do Ivaí. As cirurgias serão realizadas a partir de agosto deste ano pelo Hospital de Pitanga.

A decisão foi tomada em reunião onde participaram  o diretor financeiro do Hospital Antônio Carlos Prol Medeiros, o médico otorrinolaringologista, que fará as cirurgias, Davi Dequêch Ferreira, integrantes da equipe da instituição hospitalar e, ainda, dois representantes da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, Silvana Farias de Carvalho e o Hélio Flor.

De acordo com Silvana Carvalho, 90 pacientes passaram por uma triagem com o especialista  e, destes, 76 foram indicados a passar por cirurgia. Com esta demanda a ser atendida pela Regional de Ivaiporã, o médico e o Hospital de Pitanga  se dispuseram  a realizar as cirurgias. “Ficamos felizes e é gratificante para nós da Regional de Saúde saber que temos parceiros dispostos a ajudar a nossa região. Os secretários de Saúde dos 16 municípios também ficaram gratos por esta receptividade de Pitanga, por saber que os nossos pacientes serão atendidos por este hospital”, comentou Silvana.

Para o médico Davi Dequêch Ferreira, o hospital de Pitanga, com isso, torna-se um centro de referência da região em otorrino. Esperamos que outras áreas médicas também possam viabilizar cirurgias”, disse.

Já o diretor financeiro Antônio Medeiros comentou que é importante o contato com a Regional de Ivaiporã, pois estas cirurgias darão mais movimento ao Hospital de Pitanga. Além disso, Medeiros reforçou que a direção do Hospital de Pitanga está aberta para receber a todos, principalmente, a população carente. Medeiros disse ainda que o São Vicente de Paulo é referência em média complexidade, mas a meta é que a instituição torne-se referência em alta complexidade. Para ele, o caminho a ser percorrido não é longo, já que o superintendente da Gestão de Saúde do Paraná,  Paulo Almeida, informou que quer a região central do Estado desenvolvida e que, para isto, conta com o município de Pitanga.

O diretor financeiro do São Vicente de Paulo ressaltou que a abertura do Hospital de Pitanga no atendimento a Regional de Ivaiporã será importante também para que sejam estabelecidos mais apoios do Governo e, assim, Pitanga passe, cada vez mais, a ser uma referência para a região.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.