22/08/2023
Cotidiano

Equipes guarapuavanas se classificam para etapa paranaense da Olimpíada de Robótitca

imagem-76211

Texto e fotos: Lizi Dalenogari

Duas equipes de Guarapuava estarão representando a cidade na etapa paranaense da Oimpíada Brasileira de Robótica, que acontece no próximo dia 30 de agosto em Londrina. Elas se classificaram na tarde deste sábado (02) na fase regional que aconteceu no Ginásio Joaquim Prestes, reunindo competidores de toda a região.

A equipe  da Optimus composta por Alvaro Hennicka Gajewski e Luiz Eduardo Kramer, conquistaram o primeiro lugar no Nível 1 e levaram menos de um mês para deixarem o projeto pronto para a competição. “Agora é focar no paranaense”, diz Alvaro.

Na classificação do Nível 2 os guarapuavanos da equipe EV3Storm conquistaram o terceiro lugar, sendo que o primeiro e segundo lugares respectivamente ficaram para a cidade de Paranavaí com as equipes Tubaína (1) e Deceptions (2). Davi Bastos, José Nadal e Leonardo Winkler, da equipe guarapuavana se prepararam durante 3 semanas para deixar o projeto pronto. “O nível foi alto e agora vamos nos preparar ainda mais para a próxima etapa em Londrina. O objetivo é chegarmos ao nacional”, diz confiante Nadal.

O evento, promovido pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Prefeitura de Guarapuava, tem como objetivo incentivar o interesse sobre a robótica entre os jovens. A ideia é aliar educação e tecnologia de forma a fomentar o desenvolvimento desse setor em todo o país.

Em sua segunda participação na Olimpíada, Guarapuava contou com equipes competindo com jovens entre 10 e 18 anos que surpreenderam a equipe organizadora pelo nível acima da média . “Foi surpreendente o que vimos aqui. A vontade é premiarmos todas as equipes. Todas são merecedoras pelo empenho e dedicação. A etapa sai com um saldo muito positivo”, destaca o coordenador da etapa regional professor Fábio Vinícius Primak, docente dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Produção e MBA da Faculdade Campo Real, uma das patrocinadoras do evento.

A OBR é dividida entre as categorias para ensino fundamental e ensino médio/técnico.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.