22/08/2023
Segurança

Em 2013 mais de 700 mulheres sofreram violência em Guarapuava

imagem-76487

*por Bruno Martins

A Lei Maria da Penha completa oito anos no mês de agosto e para comemorar a data a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava está promovendo uma série de eventos para conscientização. Nesta quinta-feira (7), agentes de Saúde do município receberam palestra e treinamento para identificar e instruir mulheres que sofrem problemas de violência seja ela física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. A programação segue até o fim do mês.

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Scharan, lembra que desde que a Secretaria começou com os projetos de proteção e prevenção os dados de violência aumentaram, mas também com um sentido positivo. “Ano passado foram mais de 700 casos registrados. Desde que assumimos os números subiram, isso porque as mulheres passaram a tomar coragem de denunciar e buscar ajuda”, conta.

A Secretaria da Mulher possui atendimento jurídico, de assistência social e psicológico para as vítimas. Mulheres que sofrem violência podem procurar ajuda na sede da Secretaria, na Rua Pedro Alves, próximo à Câmara de Vereadores.

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

07/08

Instrução com os agentes comunitários de saúde

Local: Casa da Cultura

Horário: 14h

De 11 a 15/08

Reuniões com diretores e pedagogos dos colégios estaduais de Guarapuava

20/08

Início Projeto Orquídea no São Cristóvão

Local: Salão da Paróquia Santos Anjos

Horário: 13h

22/08

Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência

Local: Centro Cultural de Pitanga

Horário: 8h às 17h

28/08

Bate-papo sobre a Lei Maria da Penha e apresentação da estrutura da secretaria

Local: Unicesumar (XV de novembro, 6198, Centro)

Horário: 19h

30/08

Formatura das mulheres nos cursos de auxiliar de eletricidade predial, auxiliar de mecânica e auxiliar de informática

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.