22/08/2023


Geral

Dia dos Pais será brindado com Superlua Cheia

imagem-76560

* Da Redação – edição RT

Assistir à Lua cheia nascer é sempre um espetáculo fabuloso, mas neste domingo (10) o evento será diferente. A Lua nascerá gigantesca e alaranjada e também parecerá muito brilhante que a de costume. Domingo é Dia dos Pais e para brindar teremos a maior Lua cheia do ano.

Batizada popularmente como Superlua Cheia, o fenômeno acontece devido a uma coincidência que acontece sempre que a Lua entra na fase cheia no mesmo dia em que atinge o perigeu, a menor distância da Terra. Cientificamente o fenômeno é chamado de Lua do Perigeu.

COMO ACONTECE

A Lua dá uma volta aparente na Terra a cada 29,5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. É que a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, uma círculo achatado.

Essa irregularidade do shape tem dois pontos principais, chamados perigeu e apogeu lunar. Durante o apogeu, o ponto mais distante da orbita, a distância média da Terra à Lua é de 405,696 km, enquanto no perigeu, o ponto mais próximo, essa distância cai para 363,104 km.

Além disso, as anomalias gravitacionais envolvidas fazem com essas distâncias médias variem um pouco, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente.

É exatamente isso o que vai acontecer neste domingo, quando teremos o menor perigeu lunar do ano. Exatamente às 14h44 BRT (Hora de Brasília) a distância Lua-Terra será de apenas 356,896 km.

No entanto, essa aproximação por si só não produz uma Super Lua. Para isso é preciso que ela também esteja começando a fase cheia, que por uma coincidência terá início minutos depois do perigeu, às 15h09 BRT. Juntos, farão a Lua parecer 35% mais brilhante e aparentar um diâmetro 14% maior que o de costume.

Além do aumento do brilho e do diâmetro aparente do disco lunar, as superluas também causam efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes que as habituais, mas nada que fuja dos padrões já conhecidos

ÁPICE

Apesar de o ápice da Super Lua ocorrer na tarde de domingo, ela não poderá ser vista neste momento já que ainda não estará no céu.

Em boa parte do Brasil o astro nasce próximo às 17h30, praticamente ao mesmo tempo em que o Sol está se pondo no lado oeste. Isso faz com que o nascer da Super Lua ganhe uma coloração especialmente alaranjada, obtida devido à refração dos raios de Sol na atmosfera.

Nota: O Apolo11 deverá transmitir o evento ao vivo, direto de São Paulo, a partir das 18h30. Se o tempo colaborar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo