A neve que cobriu Guarapuava em 2013 trouxe felicidade para diversas pessoas da cidade – seja para aquelas que nunca tiveram a oportunidade de ver, ou para aquelas que já viram e se fascinaram com a beleza do fenômeno. Um homem, no entanto, ficou tão entusiasmado com a nevasca que juntou um pedaço da neve e guardou em seu freezer.
Registro de Laurindo no dia 23 de Julho de 2013, em Guarapuava. Foto: Arquivo Pessoal
O mecânico Laurindo Zanatta, morador do bairro Santana, já havia visto o fenômeno uma vez, quando morava no Rio Grande do Sul, há 48 anos. “Eu guardei porque gostei de ver o fenômeno pela segunda vez e queria ter uma recordação concreta”, conta.
Em sua casa, Zanatta guarda o material recolhido sobre um prato, dentro de uma bandeja de bolo. Contudo, com o tempo, a neve começou a derreter. “Antes a neve cobria a bandeja inteira. Mas, com o tempo, ela começou a derreter. Daqui uns dias só vai estar na memória e nas fotos”.
Apesar da fascinação pela neve, Zanatta não pretende guarda-la novamente caso volte a nevar em Guarapuava nos próximos anos. “Eu nem acho que volte a nevar tão cedo aqui, e mesmo que neve, não guardarei de novo. Uma vez só já bastou a brincadeira”, conta.