22/08/2023


Geral

Semana Nacional alerta para os perigos da energia elétrica

imagem-76588

Da redação, com AEN

A partir de segunda-feira (11) voluntários da Copel em todo o Paraná irão às ruas para dar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica. Esta é a nona edição da Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica que reúne ações de empresas de todo o país, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). 

Com o slogan “Segurança – Escolha a vida”, a campanha tem por objetivo prevenir os acidentes com choque elétrico no Brasil, atuando em seis frentes principais: construção civil, área rural, poda de árvores, furto de energia, instalação de antenas e cuidado com as pipas. A seleção dos temas é guiada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país. 

O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, já que as taxas de frequência e gravidade dos acidentes com a comunidade diminuem cerca de 4% a cada ano, no Brasil. No Paraná, foram registrados dez acidentes fatais com a rede elétrica em 2013. Em 2014, até agora, foram oito ocorrências, sendo três na área rural, quatro na construção civil, e um causado por furto de energia. 

Para fazer com que a orientação chegue à comunidade, um batalhão de voluntários visitará canteiros de obras, cooperativas, lojas de matérias de construção e maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de emissoras de rádio e nos postos de atendimento da Companhia. 

A expectativa da organização nacional é atingir uma população de cerca de 120 milhões de habitantes em todo o país, mostrando que cuidados simples, como manter uma distância segura da rede elétrica, são fundamentais para evitar acidentes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo