22/08/2023
Cotidiano

Vistoria do Ibama dá início ao licenciamento ambiental dos novos ramais da Ferroeste

imagem-7660

Guarapuava – Técnicos da Diretoria de Licenciamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de Brasília, juntamente com a Ferroeste, representantes dos estados do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, em um helicóptero do Exército, vistoriam, durante esta semana, os cerca de 1.300 quilômetros de traçado dos novos ramais do projeto de expansão da Ferroeste que se estendem sobre os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul O sobrevôo faz parte do processo de licenciamento ambiental dos novos ramais ferroviários da Ferroeste.
Em helicóptero do Exército – um Coulgar, com 27 lugares -, a Comissão de Vistoria, sairá de Curitiba, às 9 horas de hoje, terça-feira, dia 11, da Base Aérea do Bacacheri, e pousará às 10 horas no Aeroporto de Paranaguá, retornando para a Capital, onde reabastece e volta a decolar às 13 horas, com destino a Guarapuava, com chegada prevista às 16h30, no quartel de artilharia do Exército.
“Esta inspeção técnica do Ibama é um passo concreto no nosso cronograma de construção dos novos trechos da ferrovia. Estamos trabalhando duro para tornar a expansão da Ferroeste irreversível. A utilização para a vistoria de uma aeronave do Exército e a presença de engenheiros militares e de representantes dos governos do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina demonstra que está consolidada a grande união entre os governos do Sul e o governo federal para realizar este grande sonho de unir a região Sul e os seus portos através dos trilhos da Ferroeste”, disse o presidente da Empresa, Samuel Gomes.
Ontem, segunda-feira, dia 10, os técnicos do Ibama – que vieram de Brasília –, da Mineropar e da Ferroeste reuniram-se, na sede da empresa, em Curitiba, com o presidente Samuel Gomes, e oficiais do Exército para definir o plano de vôo e a escala de pousos e decolagens da aeronave durante a vistoria que começa na terça-feira (11) e prossegue até o dia 14 (sexta-feira). “Com esta reunião damos prosseguimento à agenda ambiental que tem como objetivo facilitar o licenciamento das futuras obras da ferrovia”, declarou Gomes.
Participarão da vistoria ambiental aérea, pelo Ibama, a coordenadora Rose Mírian Hofmann (responsável pelo meio físico) e os técnicos Karin Rovaris Moller (meio biológico), Daniel Santos Pinho (flora) e Tatiana Veil de Souza (meio sócio-econômico). Pela Mineropar, participa o geólogo Diclécio Falcade. O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, acompanhará o vôo, juntamente com o diretor de Produção da empresa, Lino Campos Gomes e a coordenadora ambiental, engenheira florestal Rosana Scaramella. O Exército Brasileiro estará representado por dois engenheiros militares, o capitão Fábio Borges e a engenheira civil com mestrado em geotecnia Paola Medeiros. A tripulação da aeronave do Exército é constituída pelo tenente coronel Arthur Discociati, major Silva Lemos, capitão Wellington Guaraciba, pelo sargento Fabiano Santos e sargento Evandro. A aeronave utilizada pelos militares é um helicóptero para o transporte de tropas, Coulgar, com capacidade para 27 lugares.
A vistoria ambiental aérea sobre os trechos que serão atravessados pela ferrovia, nos três Estados, segundo a engenheira florestal do Governo do Paraná, Rosana Scaramella, “tem a finalidade de subsidiar os técnicos do Ibama na formulação do Termo de Referência que dará as diretrizes básicas para a elaboração dos estudos de impacto ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) dos novos ramais da empresa”.
Todos os novos ramais do projeto de expansão da ferrovia precisam do EIA-Rima, ressalta o presidente da empresa, Samuel Gomes. “São instrumentos democráticos que dão à sociedade a possibilidade de participar nas decisões do governo ou da iniciativa privada sobre a implantação de um grande empreendimento ou atividade que possa impactar o meio ambiente”, explica Gomes.
Para a socióloga Schirle Maragaret dos Reis Branco, coordenadora da Agenda 21 da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná (Sema), as questões sócio-ambientais do século apontam para a necessidade de transformações na matriz de transportes brasileira. “Nós da Agenda 21 entendemos que a ferrovia é a alternativa fundamental para este século como respostas às mudanças do paradigma do desenvolvimento sustentável”. Segundo ela, o esgotamento dos recursos naturais e a capacidade de suporte do planeta demonstram que “todos têm compromisso de respostas efetivas para combater a emissão de CO2, o tráfego nas rodovias e os acidentes com mortes e desorganização da matriz de transportes”.

PLANO DE VÔO
Os técnicos irão percorrer de helicóptero, durante os quatro dias de trabalho, os seguintes trechos: saída de Curitiba, às 9 horas de terça-feira (11) da Base Aérea do Bacacheri. Após vistoriar a Serra do Mar, a aeronave pousa com o grupo às 10 horas no Aeroporto de Paranaguá, onde embarca um representante da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina para um sobrevôo no porto de Paranaguá e na área destinada ao novo porto do Pontal do Poço. Em seguida, o helicóptero retorna para Curitiba, onde será abastecido (Base Aérea do Bacacheri), e às 13 horas decola para vistoria do trecho Curitiba – Guarapuava, num percurso de 265 km. O pouso em Guarapuava está previsto para as 16h30, no quartel de artilharia do Exército.O grupo pernoita na cidade.
Na quarta-feira (12), o helicóptero sai de Guarapuava, às 7 horas, e vai num vôo de cruzeiro (250 km/h) a Cascavel, onde chega às 8h00, para abastecimento. De Cascavel, a aeronave decola para Chapecó, em Santa Catarina, viajando em vôo de cruzeiro onde deve pousar no aeroporto local às 10 horas, para abastecimento e embarque do representante do governo de Santa Catariana. O helicóptero deve levantar vôo às 12 horas, iniciando a vistoria de Chapecó-SC, através do Sudoeste do Paraná, até Laranjeiras do Sul/Nova Laranjeiras, nem percurso de 330 Km, e daí segue para Cascavel. A previsão de chegada em Cascavel é às 16h30.
Na quinta-feira (13), depois de pernoite em Cascavel, a equipe de vistoria embarca para vôo de cruzeiro até Maracaju (MS), de onde inicia a vistoria em direção a Cascavel, num percurso de 450 km. Às 9h30, pousa em Dourados (MS), para abastecimento e para embarque de representante do governo do Mato Grosso do Sul, o secretário de Obras Públicas, Edson Giroto. A aeronave pousa em Guaíra, no Paraná, às 12h30. A decolagem está prevista para as 15h30, para vistoria do trecho até Cascavel, onde chega às 17h00. O grupo pernoita na cidade.
Na sexta-feira (14), às 9 horas, o helicóptero conduz a equipe de vistoria para o percorrer o trecho Cascavel – Foz do Iguaçu, onde chega às 10h30, no Aeroporto Internacional .

AGENDA AMBIENTAL
A atual vistoria aérea do novo traçado ferroviário é o resultado da constituição, em dezembro de 2008, de um grupo de estudos intergovernamental pela Ferroeste com o objetivo de viabilizar o início da construção. O grupo reúne técnicos das áreas ambientais e de engenharia da Ferroeste, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Mineropar, Conselho do Litoral (Colit), e Agenda 21 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná (Sema). O objetivo dos órgãos de governo envolvidos nos estudos de licenciamento é viabilizar no menor tempo possível a liberação das obras sem ferir a legislação ambiental em vigor.
Em abril deste ano, outra reunião do grupo de estudos definiu uma agenda ambiental, com a participação de representantes do Ibama, Centran (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes do Exército) e Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). Logo depois de uma consulta prévia, protocolada no escritório regional do Ibama, em Curitiba, contendo o mapeamento do traçado e contemplando os principais aspectos ambientais envolvidos no projeto, foi marcada nova reunião, desta vez em Brasília, no dia 18 de junho, quando foi definido a realização da vistoria ambiental que acontece esta semana.
Dentro da agenda ambiental, em 22 de julho, o presidente da Ferroeste, fez uma palestra no I Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, evento que integrou a 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), para falar sobre as vantagens da ferrovia ao meio ambiente. Segundo Gomes, como utilizam uma base energética mais limpa, com menor emissão de carbono, as ferrovias reduzem os custos ambientais do transporte, ocupam menos solo e produzem menor impacto ambiental e danos à biodiversidade de seu entorno, entre outras vantagens.
CONHEÇA OS NOVOS RAMAIS
O projeto da Ferroeste, única operadora ferroviária pública do país, que opera o trecho de 248 quilômetros de extensão entre Cascavel e Guarapuava, e que será multiplicado por cinco, aprimorando a infra-estrutura do modal ferroviário no Sul e Centro-Oeste do Brasil, contempla quatro novos ramais. A ferrovia será ampliada de Guarapuava até o Porto de Paranaguá, por um lado, e de Cascavel a Foz do Iguaçu, por outro, unindo-se posteriormente através de uma ponte ferroviária ao Paraguai, em Puerto Presidente Franco. A construção deste ramal é um passo importante para a criação do corredor ferroviário bioceânico, que fará a conexão dos portos do Sul do Brasil com os portos chilenos, no Oceano Pacífico.
Também de Cascavel em direção ao Mato Grosso do Sul sairá um braço da ferrovia, até Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), passando por Dourados (MS) e fazendo a conexão com Maracaju (MS). Outro braço da estrada de ferro, sairá da região central do Paraná, na altura de Laranjeiras do Sul/Nova Laranjeiras, unindo o Sudoeste do Estado ao Oeste catarinense, em Chapecó. Os novos ramais irão conectar Sudoeste e Extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Oeste catarinense e o Paraguai aos portos do Paraná e de Santa Catarina. O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército deve ser gestor das obras de expansão e executor direto de alguns trechos da ferrovia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.