22/08/2023


Geral

Embrapa ensina técnicos do Congo a medir teor de carotenóides em alimentos

Da Agência Brasil

Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sediada no Rio de Janeiro, viajaram para o Congo, na África. Eles vão ensinar os técnicos locais a quantificar o teor de carotenóides em alimentos biofortificados, como mandioca amarela e batata doce. Os carotenóides são pigmentos encontrados na natureza, que respondem pela cor da maioria das frutas e vegetais.

“Na realidade, a gente vai criar uma expertise (especialização) no Congo e em países que estão desenvolvendo a mandioca amarela e a batata doce, e não têm como quantificar o teor de carotenóides. Isso está sendo visualizado por meio de fita colorida. Agora, a gente vai, quimicamente, dar mais um passo”, disse à Agência Brasil o pesquisador da Rede BioFort, coordenada no Brasil pela Embrapa, José Luiz Viana.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo