Da redação
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em Guarapuava, está visitando colégios da cidade para apresentar à diretoria e equipe pedagógica a estrutura e o trabalho que vem sendo realizado. A atuação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher também está sendo apresentada. Para a secretária, Eva Schran, é É importante que a equipe pedagógica conheça a estrutura da rede de enfrentamento. “Por exemplo, em caso de estupro, a vítima deve realizar a profilaxia de prevenção à Aids, DSTs e hepatite em 72 horas para evitar o contágio, o que é realizado pelo SAE, integrante da Rede. Agora, os colégios têm todos os contatos dessas entidades para o atendimento eficaz”. A ação integra a programação alusiva ao mês de Combate à Violência Contra a Mulher.
A equipe da secretaria já esteve em 16 colégios e, até o fim do mês, vai visitar mais 13. “Essas visitas são importantes, pois a instituição escolar é referência para as crianças e jovens que podem apresentar alguma situação de violência doméstica e familiar”, acrescenta.
Para o diretor do Colégio Heitor Rocha Kramer, Sergio Niemes, a iniciativa da secretaria é uma forma de integração com as instituições. “Essa é uma atitude bastante positiva. Aproximar-se dos colégios e ainda deixar uma instrução de como proceder nos casos de violência contra a mulher”. As equipes de cada colégio receberam a cartilha com instruções sobre as formas de violência, o fluxo de atendimento aos casos e as entidades integrantes da Rede de Enfrentamento á Violência contra a mulher de Guarapuava com suas funções e contatos