22/08/2023



Educação

Professores organizam paralisação nesta sexta feira em Guarapuava

Caio Budel

Docentes da rede estadual de ensino em Guarapuava irão participar de uma paralisação que acontecerá simultaneamente em diversos pontos do Paraná nesta sexta feira (29). O movimento acontecerá em lembrança ao ato de repressão que a categoria sofreu em 30 de agosto de 1988, quando professores faziam uma manifestação em Curitiba e foram dispersados pelo Batalhão de Choque e Cavalaria da Polícia Militar a mando do então governados Álvaro Dias.

De acordo com Gianete Ribeiro Neves de Souza, presidente da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), neste ano os professores que aderiram a paralisação irão até Curitiba para apoiar a categoria. “Nos encontraremos lá com outros professores para reforçarmos a luta pelas melhorias na educação”.

Ainda de acordo com Gianete, mesmo que todos os professores não sigam para Curitiba, a APP está pedindo para que os membros da classe parem as atividades, o que pode influenciar as aulas de sexta feira. “Temos uma reunião marcada com o governador Beto Richa ainda pela manhã para debatermos situações relacionadas ao PSS, educação profissional, EJA e outras temáticas que estão em pauta”, pontua.

Apesar da chance de grande parte dos professores estarem ausentes na rede estadual no dia da paralisação, o Núcleo Regional de Educação ainda não tem informações sobre a suspensão de aulas.

ATO EM GUARAPUAVA
No mesmo dia, a União Paranaense do Estudantes (UPE) pretende realizar uma caminhada também em lembrança ao ato de 1988 em Guarapuava. A concentração está programada para acontecer na Praça Cleve, às 16h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo