22/08/2023
Economia

Estudo aponta Guarapuava entre os 22 polos nacionais de crescimento econômico

imagem-77781

Por Cristina Esteche, com assessoria

Guarapuava está incluída no mapa dos 22 principais polos regionais do País para receber investimentos comerciais nos próximos anos. A inclusão foi feita após estudo realizado pela consultoria Boston Consulting Group (BCG), publicado no Estadão, na edição  on line  dessa quinta (28). O relatório mostra que o crescimento de municípios do interior brasileiro atraem investimentos de grandes redes varejistas nacionais. Afinal, se em 2000 o setor precisava de 279 lojas para gerar 75% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020, para manter essa mesma fatia, serão necessárias 400 unidades.

Sem mais espaço nas capitais, as grandes redes saem em busca de municípios do interior para se instalarem. Polo da região centro oeste do Paraná, Guarapuava já experimenta o sabor desse novo momento econômico. Em 2013, a empresa de tecnologia Target Eletronics, assinou um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de para a instalação de uma unidade industrial na cidade. No setor moveleiro, a Araupel está construindo uma fábrica às margens da PR 466. No setor comercial, o Grupo Tenco também já deu início à obra do Guarapuava Garden Shopping e , de acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, novos investimentos estão por vir.

 “Estamos em diálogo constante com empresários de diversos setores como forma de atrair cada vez mais os olhos de novos empreendimentos para a cidade. O objetivo é que a abrangência de investimentos atinja as mais variadas áreas, fomentando o desenvolvimento nos três setores da economia”.

Para que o município se torne mais atrativo e ofereça infraestrutura, o prefeito negocia a retomada de voos comerciais entre Guarapuava e São Paulo com voos diários entre Guarapuava e Campinas (SP), conectando o município a outros 100 destinos em todo o Brasil. Os diretores da Azul, Ronaldo da Silva Veras (Gerente de Relações Institucionais), Caubi Batista de Souza (Gerente de Assuntos de Infraestrutura) e José Luiz Feiber (Gerente Regional de Aeroportos), já vistoriaram a estrutura do aeroporto, incluído  na relação dos 50 primeiros que receberão recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na primeira etapa.

Confira aqui

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.