22/08/2023
Geral

Há 4 anos sem convenção coletiva, Sindirepa tenta impedir acordo individual

imagem-78317

Por Cristina Esteche

O Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava, entidade patronal,  está alertando as empresas do setor para que não fechem acordo individual com o representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Guarapuava.

De acordo com o presidente da entidade patronal, Lauro Pletsch, as duas entidades estão há quatro anos sem convenção coletiva do trabalho. A resistência por parte do Sindicato patronal é porque a entidade dos trabalhadores, sediada em Curitiba, possui apenas um escritório de representação em Guarapuava, cuja responsabilidade foi repassada a um metalúrgico por procuração. “Queremos saber se esse documento é legal”, diz Lauro. Mas o documento alertando os empresários do setor foi provocado por um oficio encaminhado pelo representante dos metalúrgicos de que vai fazer acordo individual com as empresas, passando por cima do Sindirepa. “Para nós quem, legitimamente, representa a categoria dos trabalhadores é o Metalrepa e não apenas uma pessoa”, diz Lauro.

O presidente da entidade patronal lembra também que a data base dos metalúrgicos é em setembro. “A nossa entidade já deu início às tratativas negociais para a convenção coletiva do trabalho junto ao Metalrepa”, anuncia.

O representante dos metalúrgicos em Guarapuava Luiz Cionek foi procurado pela Rede Sul de Notícias para dar a sua versão sobre o fato, mas não foi encontrado.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.