Cristina Esteche
O Departamento de Carceragem da Cadeia Pública de Guarapuava removeu nove presos para o Centro de Observação e Triagem, em Piraquara, nos últimos dias. “Nenhum outro preso foi transferido desde o último domingo (07) até hoje”, assegura o agente penitenciário Altevir Nascimento, que responde pelo setor.
Leia mais: Após transferência de presos clima na cadeia volta ao normal
A transferência desses presos, já condenados, fez parte das negociações para que o motim que durou cerca de nove horas, chegasse ao final. Os rebelados também pediram melhorias na comida que é servida e, principalmente, a redução de presos por celas. A Cadeia Pública tem capacidade para 166 presos e nesta quinta (11) está com 311.
De acordo com Nascimento, os nove presos removidos para Piraquara solicitaram a transferência. Eles aguardam que a Central de Vagas diga em qual unidade do Paraná eles vão cumprir a pena. A exceção fica por conta de Vagner Moreira de Lima, que por ser soropositivo foi encaminhado para o Complexo Médico Penal.
De acordo com Nascimento, não há nenhuma outra ordem de transferência. “Quando houver, será feita em sigilo”.
CONFIRA OS TRANSFERIDOS
Adriano de Quadros, Daniel Aparecido Fonseca, Elisson de Olveira, João Maria Fernandes de Lima, João Paulo Silva, Marcos Paulo Moraes, Robinson Oliveira da Silva, Sidnei Correa de Lima e Vagner Moreira Marcondes.