22/08/2023
Educação

Alunos do Semiaberto são classificados para 2ª fase da OBMEP

Bárbara Franco

14 alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Nova Visão da penitenciária Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava foram selecionados para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos fazem parte do sistema semiaberto e foram convidados a participar da Olímpiada o que trouxe excepcionalmente esse ano alunos selecionados para a 2ª fase.

 
A 2ª fase acontece neste sábado (13). Os colégios de Guarapuava que realizarão as provas são o Colégio Visconde de Guarapuava e Colégio Antônio Tupy Pinheiro. De acordo com a coordenadora regional da OBMEP, Adriane Eleutério Souza, os outros centros de aplicação serão em Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Campina do Simão e Turvo.

Segundo Souza, desde 2011, ano em que assumiu a coordenação da Olímpiada na região, já foram conquistadas 11 medalhas. “Em 2011 conquistamos um bronze, 2012 foram três medalhas de bronze e uma de prata, 2013 foram cinco medalhas de bronze e uma de prata”.

Neste ano, foram mais de um milhão de estudantes inscritos no Paraná. A primeira fase aconteceu em maio. Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. Souza enfatiza a importância dos professores incentivarem seus alunos. “Os professores devem  incentivar seus alunos, pois os ganhadores ganham bolsas de iniciação cientifica no valor de 1.500 reais, estimulando os alunos a darem continuidade em seus estudos”, observa.

Para Souza, a olímpiada não pode ser apenas um caça talentos e sim uma forma contínua de estimulo do estudo da matemática nas escolas, e segundo ela, para que, isso aconteça está sendo realizada também uma seleção de professores, que ocorrerá no mesmo dia que a prova dos alunos. A seleção será feita, para que esses professores tenham formação e estimulem mais o estudo da matemática nas escolas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.