Prudentoópolis – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado GAECO Núcleo Regional de Guarapuava e as polícias civil e militar libertaram duas pessoas que estavam como reféns. Dois sequestradores foram lcoalizados, mas após troca de tiros com a polícia, conseguiram fugir. Ao final d aoperação quatro pessoas foram presas.
O sequestro aconteceu na sexta-feira, 14, e as duas vítimas ficaram durante 8 horas com os marginais. Elas foram abordadas, segundo o Gaeco, quando transitavam com o veículo Renault/Scenic, pelas ruas de Ponta Grossa, cidade onde moram, por volta
das 11 horas. Eram 14 horas quando a Polícia Militar de Ponta Grossa entrou em contato com o Gaeco informando que algumas pessoas teriam avistado um veículo com as características do que havia sido tomado em seqüestro, circulando por estradas rurais de Prudentópolis.
A polícia desse município foi informada e por volta das 19 horas, uma equipe de policiais viu o carro circulando, ainda com as vítimas, numa rua no centro da cidade.
Segundo o Gaeco, as demais viaturas foram acionadas e um dos sequestradores percebeu a ação policial provocando a fuga. Eles foram pela estrada de acesso ao município de Guamiranga. Na estrada uma camionete que deve pertencer a outros sequestradores capotou. As vítimas ficaram dentro do Astra. Esse carro estragou e foi abandonado. Os sequestradores furtaram um outro veículo já em Prudentópolis, mas ao serem perseguidos pela polícia abandonaram o carro na zona rural, na localidade de Papagaios.
Os dois sequestradores estavam no carro e reagiram à prisão disparando tiros. Em seguida, conforme o Gaeco, entraram num matagal e apesar do cerco policial, conseguiram fugir.
As vítimas estavam abaladas emocionalmente. Elas contaram que enquanto permaneceram com os marginais, estes roubaram seus pertences pessoais, realizaram saques com cartões magnéticos e em seguida foram até a casa de um traficante em Prudentópolis, compraram drogas e consumiram dentro do carro.
Um deles foi reconhecido pelas vítimas através de fotografias e trata-se de um adolescente, morador em Prudentópolis, contra o qual já existem mandados de apreensão por roubo e quatro homicídio.
Posteriormente, após conversar com as vítimas, a polícia saiu em busca de um outro carro (um Kadett ou Chevette) que estaria dando apoio a dupla de seqüestradores. Ao deparar-se com um veiculo Chevette de cor vermelha, seu condutor foi abordado.
Durante o trabalho de averiguação observou-se que este carro, cujas placas são AGB-7369/PR, havia sido furtado ou roubado no dia 31 de julho deste ano em Imbituva.
O motorista Cleber Diego Rocha dos Santos, segundo o Gaeco, foi conduzido até a delegacia de Polícia e autuado em flagrante.
Ele disse que comprou o carro de um homem desconhecido em Guarapuava. A polícia não descarta a sua participação no sequestro.
Outras pessoas foram presas em seguida na rodoviária de Prudentópolis onde tentavam assaltar um taxista.
Foto: Um dos carros que estava em poder dos sequestradores (Elio Kohut)