Por Cristina Esteche
O tráfico de drogas é o responsável pela maioria dos homicídios ocorridos em Guarapuava entre janeiro e agosto de 2014. A segunda causa é a violência contra a mulher causada por ciúmes. De acordo com a Polícia Militar, foram registrados 32 homicídios nesse período.
De acordo com o aspirante Adairalba Souza , em todos os casos a primeira versão do autor sempre aponta um motivo fútil. “Matar porque não gostou como foi olhado ou porque a mulher quis terminar um relacionamento são motivos fúteis”.
Para coibir a violência a Polícia Militar trabalha preventivamente. Nesses oito meses já foram apreendidas 88 armas de fogo. Mas no combate ao tráfico de drogas que está o maior número de apreensões nos 24 municípios onde a PM atua. Foram tirados de circulação 377, 2 quilos de maconha; 1,5 quilo de crack; meio quilo de cocaína e 271 unidades de LSD.
APOIO DA POPULAÇÃO
Para que a atuação da polícia seja mais eficiente a população precisa colaborar. “Quando acontece um crime precisamos de testemunhas, mas todos se calam, lavam as mãos. Precisamos dessa participação para que o autor seja punido”, diz o aspirante Adairalba Souza. “Precisamos de informações sobre o tráfico de drogas, sobre porte irregular de armas”.
Para que as testemunhas sintam-se à vontade a polícia dispõe de dois números telefônicos, com ligações de graça: 190 e o 181.