Cristina Esteche
Candidatos de Guarapuava aproveitam o último dia de campanha para atividades em busca de votos. No Calçadão da XV de Novembro o sábado volta a ser movimentado. Bandeiras de várias cores são agitadas ao vento forte que faz na cidade neste dia. As cores do governador Beto Richa tomam conta do Calçadão. A juventude do PPS e simpatizantes da candidatura de Cristina Silvestri a deputada estadual aproveitam para a continuidade da entrega da propaganda eleitoral na quadra em frente ao Café da XV. Bandeirolas de Edony Kluber (federal) se misturam às demais. Na esquina seguinte, em frente ao Bradesco é possível ver mulheres segurando bandeiras de Bernardo Carli, candidato à reeleição. Caminhões e outros veículos de som fazem um vai-e-vem pelas ruas da cidade com jingles e gravações de personalidades políticas pedindo votos a seus candidatos, como é o caso do deputado Artagão Junior, que concorre à reeleição; Sergio Fanucchi (federal); e do secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri que pede votos para Cristina. O jingle de Dilma à presidência, e de Álvaro Dias, senador, também chamam a atenção das pessoas. Uma equipe do candidato Aliel Machado (PC do B) também assedia eleitores na XV.
As atividades se estendem a bairros e distritos de Guarapuava. Enquanto isso, coordenações das campanhas se reúnem para os últimos preparativos e estratégias para amanhã, domingo, dia das eleições. Todos preferem não divulgar quantas pessoas vão movimentar nos bastidores, incluindo, principalmente, fiscais nos locais de votações. Nas redes sociais a "guerra" entre grupos políticos continua. Mas essa ferramenta também está sendo muito utilizada, principalmente, nos últimos dias para pedidos de votos pelo watsap, Instragam e Facebook.
Ao mesmo tempo, as polícias e a Justiça Eleitoral estão atentas para que nenhum crime seja cometido. “Estamos preparados para auxiliar a Justiça Eleitoral”, assegura Mauricio Todeschini, delegado da Polícia Federal em Guarapuava.