Foi desencadeada na manhã dessa quinta feira (09) pela Polícia Federal a Operação Pantera, relacionada ao cometimento de crimes em detrimento de indígenas da Aldeia Ivaí, de Manoel Ribas/PR, por parte de comerciantes daquele município.
Na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Município de Manoel Ribas/PR, expedidos pela Vara da Justiça Federal de Guarapuava/PR, além de terem sido realizadas buscas em outros locais.
Segundo as investigações, proprietários de supermercados estariam retendo documentos e cartões de benefícios dos indígenas a fim de subtrair valores, garantir o recebimento pela realização de compras em seus comércios, realizar fraudes em financiamentos e saques de benefícios previdenciários de indígenas já falecidos.
Foram apreendidos 13 cartões em nome de indígenas (sendo nove do Programa Bolsa Família, dois Caixa Fácil e dois de benefícios previdenciários), cópia de outros cartões de benefícios, comprovantes de pagamento/saque de benefícios previdenciários de indígenas, e, ainda, diversos documentos relacionados à venda “fiada” de mercadorias a indígenas, tais como fichários contendo anotações de venda e notas promissórias.
Os proprietários dos estabelecimentos podem responder, entre outros, pelos crimes de apropriação indébita, estelionato em detrimento de instituições financeiras e INSS (estelionato previdenciário) e furto, previstos no Código Penal, além do crime de retenção de cartões de benefícios de idosos, previsto no Estatuto do Idoso.