22/08/2023
Esportes

RallyAir movimenta Guarapuava

Guarapuava – Neste final de semana o céu de Guarapuava e região vai ficar mais movimentado com a realização da primeira etapa do RallyAir. Durante o evento, o Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria irá operar por instrumentos, possibilitando que aeronaves de escolas de aviação possam se deslocar até a cidade e participar da prova, utilizando todo o percurso para vôos de instrução através de instrumentos.
De acordo com o responsável pela coordenação técnica do RallyAir, comandante Marcos Pinho, isso possibilitará que muitos alunos de cursos de aviação participem da competição. “Com os instrumentos ele terá melhores condições para realizar seu vôo de ida e volta a Guarapuava, podendo assim incluir o deslocamento nas suas aulas práticas de vôo”, informou, destacando que o aeródromo de Guarapuava possui NDB na frequência 230mhz, com quatro procedimentos de saída e dois de chegada. “Durante o evento, vamos ter serviço AFIS através da Rádio Guarapuava, na frequência 130.75”, complementou.
O aeroporto municipal está totalmente preparado para receber a prova. Possui uma pista de 1.620m x 30m, asfaltada, com balizamento noturno. Segundo o administrador do aeroporto de Guarapuava, Luiz Fernando Brustolim, o aeroporto de Guarapuava é estratégico no Paraná, devido ao seu posicionamento geográfico. “Estamos no meio de uma rota de aviação. O aeroporto tem todas as condições de receber as aeronaves e dar todo o suporte para a competição. A operação por instrumentos irá auxiliar os pilotos a cumprir todos os procedimentos corriqueiros para pousos e decolagens”, detalhou.
A estrutura montada para a competição comporta até cem aeronaves, e todos os recursos necessários para coordenar o tráfego aéreo também já foram providenciados
Participação
Uma das mais recentes confirmações de participação foi a do Aeroclube de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. O clube será representado pelo instrutor de vôo Jared Jost e pelo piloto comercial Luiz Wolff, aluno do curso de INVA em Eldorado. É a primeira vez que os dois participam de uma competição aérea.

“Estamos muito animados por que acreditamos que o Rally irá ajudar a promover a aviação geral, sem falar que é um incentivo para os alunos de escolas de aviação que precisam fazer os voos em rota, necessários durante os cursos”, destacou Jared.

Da grande Porto Alegre até Guarapuava, serão aproxima-damente duas horas de vôo para participar da competição. A expectativa da equipe é grande. “Espero que seja uma grande prova. Será uma atividade bastante válida para testar as habilidades, tanto do piloto quanto do navegador. Acredito que a maior dificuldade será conseguir manter a regularidade durante toda a prova”, destacou.
De acordo com Wolff, integrante do aeroclube, toda iniciativa que estimule o aerodesporto no Brasil é bem vinda. “Como incentivadores da aviação, consideramos a possibilidade de participar no evento um voto de apoio e incentivo à perpetuidade deste esporte no calendário esportivo aeronáutico”, destacou.
Para ele, a competição irá estimular a formação de novos pilotos e contribuir para maior difusão da aviação civil no país. “Dentro do segmento da aviação aerodesportiva há muito a ser realizado, principalmente junto ao foco da aviação de formação de base e, sem duvidas o Campeonato Brasileiro de Rally Aéreo irá estimular e difundir o esporte aéreo”, concluiu.
Inscrições
As inscrições de competidores para a primeira etapa do RallyAir serão realizadas até a manhã de sábado, dia 22. A intenção da comissão organizadora é dar oportunidade para que os alunos dos cursos de aviação possam utilizar os vôos de deslocamento para completar as horas de instrução necessárias.
Já para pilotos, empresários e proprietários de aeronaves, o intuito é fazer com que o RallyAir se transforme em uma competição voltada para toda a família, com opções de lazer e turismo para todas as idades. “A idéia é incentivar os proprietários de aeronaves a reunir sua família e vir passar um final de semana em Guarapuava, conhecendo os pontos turísticos da região e tantos outros atrativos”, detalhou Alberto Pedroso Júnior, membro da comissão organizadora do RallyAir. (Assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.