Em setembro, a recusa injustificada aos clientes que pretendiam fazer a portabilidade de crédito consignado foi a principal reclamação registrada no Banco Central (BC), com 421 casos. Desse total de reclamações, 221 foram feitas contra o BNP Paribas, 53 contra o BMG, e 49 contra o BIC.
No total, o BC registrou em setembro 2.973 reclamações, com indício de descumprimento de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do BC. Com o segundo maior número de reclamações estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, o sigilo ou a legitimidade das operações e serviços, com 290 situações. Em seguida, vem o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 271 casos.
Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em setembro, o BMG liderou a lista com 177 reclamações consideradas procedentes pelo BC. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. No caso do BMG, o índice ficou em 75,64.
Em segundo lugar, o Banco Santander teve um índice em 11,18, com 347 reclamações. Em terceiro lugar ficou o Mercantil do Brasil, com índice 10, ou seja, 21 reclamações.
No caso dos bancos e financeiras com menos de 2 milhões de clientes, o BIC liderou com índice em 659,24 e 114 reclamações. Em seguida, estão o BNP Paribas – índice 309,22 e 364 reclamações – e o J.Malucelli – índice 49,96 e 17 reclamações.