22/08/2023



Economia

Guarapuava registra queda na mão-de-obra temporária para final de ano

imagem-80403

Foto Ilustrativa 

Bárbara Franco 

Os empregos temporários no comércio de Guarapuava que surgem principalmente com a chegada das festas de fim de ano registram uma queda em 2014.  De acordo com o presidente do Sindicato Patronal de Guarapuava, Abrão Melhem, apenas 27,5% das empresas desejam contratar pessoas para empregos temporários para final de ano. “O número é bem baixo comparado ao ano passado que as contratações foram 48%”, explica.

O baixo número de vendas e também o momento difícil da economia do país, são um dos motivos da retração na área. Segundo Melhem, o problema na retração da economia é nacional, como juros mais altos, aumento na gasolina, luz, água são uns dos motivos da crise.

Ainda de acordo com Melhem, outro fator que também influencia na queda de contratações são os registros de carteira assinada. “O trabalhador temporário deve ser registrado, tendo os mesmo direitos que o funcionário fixo da empresa, o que acaba fazendo com que os empresários não contratem essas pessoas”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo