22/08/2023



Segurança

Durante rebelião na PIG, pessoas apoiaram presos pelo Facebook

imagem-80474

Da Redação

Um grupo isolado de guarapuavanos declarou apoio aos presos responsáveis pela rebelião que durou quase 48 horas na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) nesta semana. Em uma postagem no Facebook, um homem publicou uma mensagem de apoio junto a uma foto que mostrava os rebelados em cima do telhado da penitenciaria. “Isso ae ladrãozada, mete o terror, representa”.

Nos comentários da publicação, que foi curtida por mais de 60 pessoas, outros usuários apoiaram o ato, pedindo até a liberdade dos ladrões. De acordo com o Tenente Adairalba, da Polícia Militar, ações como essa podem ser enquadradas incitação ao crime, previsto no Artigo 287 do Código Penal. A pena pode chegar 6 meses de reclusão ou multa. “Dependendo do caso, se a incitação for destinada diretamente a um policial, o usuário pode ser enquadrado por injúria e outros crimes”.

Casos recentes
Em agosto deste ano, a PM apreendeu duas pessoas em Guarapuava por ofensas no Facebook. Uma adolescente de 13 anos e um rapaz de 21 foram detidos após a polícia registrar mensagens que apoiavam os responsáveis pela morte de dois policiais mortos em Medianeira.

Outro caso semelhante aconteceu em julho deste ano, na cidade de Prudentópolis. Uma jovem foi autuada após reclamar que policiais militares “estragaram” a sua festa, baseados em denúncias de perturbação do sossego. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo