Novo diretor interino da Penintenciária Industrial de Guarapuava
Caio Budel
A partir desta sexta feira (17), uma equipe temporária, transferida de Curitiba, está assumindo a diretoria da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). O ex-diretor, Willian Daniel de Lima Ribas, pediu afastamento do cargo por motivos pessoais. A alteração, porém, era uma das exigências dos presos que se rebelaram nesta semana em uma ação que durou quase 48 horas. Agora, Aclinio José Amaral, que pertence à Penitenciária Central do Estado (PEC), é o diretor da PIG.
De acordo com Aclíneo, o Willian continuará auxiliando a direção da penitenciária. Além dele, outras 3 pessoas foram encaixadas na administração da PIG. Elídeo Pessanha de Souza, assessor técnico do Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen), Lúcio Michelini, chefe de segurança, e Edson Ignácio, da Casa de Custódia de Piraquara (CCP), integram a nova direção. A equipe também assumiu a Penitenciária de Cascavel após a grande rebelião que aconteceu na PEC em agosto deste ano. “O processo de recuperação total da penitenciária deve demorar pelo menos quatro meses”, explica.
Ainda de acordo com Aclíneo, agora o foco da equipe é a limpeza do local e a avalição de presos que devem ou não permanecer na penitenciária. “Nós estamos avaliando os prejuízos junto ao estado e vendo o que podemos ainda aproveitar. Os presos estão passando por avaliação para ver quais vão ou não permanecer na PIG”.
A pretenção do novo diretor é permancer em Guarapuava por pelo menos um mês, até a nova administração ser decidida.