Da Redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco
O Laboratório de Neurociências e Comportamento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), coordenado pela Professora Juliana Sartori Bonini, do departamento de Farmácia ministrou na semana do dia 13 a 17 de outubro na parte da tardeo curso intitulado “Bioquímica dos Alimentos” para alunos do Ensino Médio do Colégio Padre Chagas.
O curso tem como objetivo promover atividades integradoras de educação e ciência, e dessa forma despertar o interesse dos alunos pela ciência e pela pesquisa. No Laboratório de Bioquímica da Unicentro trabalham 20 alunos sob supervisão de monitores (professores e acadêmicos de graduação e pós- graduação), e a partir de duvidas e questionamentos propostos pelos alunos sobre o tema do curso, durante a semana são realizados experimentos com o objetivo de responder os seus questionamentos na prática.
Os participantes do cursosão estimulados a utilizar o raciocínio e a criatividade, e as atitudes e estratégias adotadas para resolver os problemas propostos serão similares às usadas na resolução de problemas originais em ciência. De acordo com Juliana a metodologia do curso é baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que propõe a elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade, a reflexão sobre problemas que geram curiosidade e desafio, a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções, a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e a aplicação dessas soluções. "Dessa forma os monitores são treinados para não dar respostas, mas sim, para estimular o pensamento independente, atuando como facilitados das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem".
Para Juliana, por meio dessas atividades práticas os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com situações de pesquisas na ciência, e ao estimular de forma constante os alunos por meio de desafios e situações-problema despertou-se o interesse dos mesmos pela ciência, estimulando-os a usar a criatividade, o raciocínio, atitudes estratégicas e exploradoras para resolver problemas, e assim aprender, a saber, usar e usufruir dos conhecimentos no cotidiano.