Trabalhadores do Paraná que estão em busca de uma vaga de emprego terão a oportunidade de participarem de um teste de orientação profissional de forma totalmente gratuita e com resposta em tempo real.
O principal objetivo é o trabalhador saber se sabe se valorizar em uma entrevista de emprego. O teste apresenta dez questões que visam orientar trabalhadores para melhorar seu currículo e a conquistar vaga de emprego.
Desenvolvido pela Coordenadora de Divisão de Intermediação de Mão de Obra, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Angela Carstens, sob a responsabilidade da psicóloga da Agência do Trabalhador Central de Curitiba, Maria Tereza Rosa, o teste já está disponível no site: www.trabalho.pr.gov.br, lado direito da tela, em formato Flash.
Segundo Angela Carstens, a ideia surgiu ao perceberem a dificuldade de alguns trabalhadores em conquistar um emprego. “Muitas vezes a dificuldade de inserção do trabalhador ocorre por falta de uma orientação ou uma dica na ocasião da entrevista ou na elaboração do seu currículo. O teste pode, além de auxiliar ao mesmo tempo, possibilitar o trabalhador se autoavaliar e, assim, descobrir se precisa de alguma orientação profissional específica”, explicou.
Para Maria Tereza, o teste é uma novidade na rede do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda do Paraná. “O teste é bastante fidedigno porque foi construído com base em experiências que tivemos com trabalhadores que encontraram dificuldade de colocação no mundo do trabalho”, disse. Se o usuário usar de sinceridade no preenchimento do questionário, assegura Maria Tereza, terá uma autoavaliação profissional muito esclarecedora.
Paralelamente ao teste, o secretário estadual do Trabalho, Amin Hannouche, explica que todas as segundas e quartas-feiras, às 10h30, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba oferece palestra sobre empregabilidade, com informações sobre como elaborar um currículo e como se preparar adequadamente para entrevista e se manter no emprego. “Quanto maior o número de pessoas conhecer e utilizar os serviços gratuitos das agências, maior a possibilidade de colocação desses trabalhadores no mercado de trabalho”, diz.
O teste tem dez questões com três opções de respostas. A maior pontuação que o usuário poderá atingir é 50 pontos.