O novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) será eleito nessa segunda-feira. O nome que comandará a Corte pelos próximos dois anos (biênio 2015-2016) será escolhido pelos 120 desembargadores que compõem o TJ. Essa eleição também elegerá outros cargos da cúpula diretiva.
A votação será feita em cédula de papel e começa às 13h30. Caso nenhum candidato alcance a maioria dos votos na primeira votação, será feito segundo turno com os dois mais votados. Os três magistrados que disputam a presidência são Jorge Wagih Massad, Luiz Carlos Gabardo e Paulo Roberto Vasconcelos. Todos se tornaram desembargadores com a extinção do Tribunal de Alçada, que ocorreu no fim de 2004.
MESA
Os desembargadores escolherão outros nomes da direção do Tribunal de Justiça do Paraná. Para primeiro vice-presidente, concorrem Sônia Regina de Castro, José Joaquim Guimarães da Costa, Renato Braga Bettega e D’Artagnan Serpa Sá. O cargo de corregedor-geral de Justiça é disputado por José Augusto Gomes Aniceto e Eugênio Achille Grandinetti.
Os cargos de segundo vice-presidente e corregedor da Corte contam com único concorrente cada: Fernando Wolff Bodziak e Robson Marques Cury. Ambos são candidatos à reeleição, pois já ocupam o cargo em mandato tampão. Os concorrentes para o Conselho da Magistratura são Fábio Haick Dalla Vecchia, Abrahan Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima e Mario Helton Jorge.