A cidade de Faxinal, no Norte do Paraná, vai receber investimentos de cerca de R$ 10 milhões para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. A obra terá início ainda em novembro e deverá ser concluída em dois anos. Para anunciar esses investimentos, o prefeito Adílson Silva Lino reuniu-se na manhã dessa quarta feira (5) com os técnicos da Sanepar, secretários municipais e vereadores.
ESTAÇÃO
Os recursos serão aplicados na construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade de tratamento de 30 litros/segundo, e na implantação de 54 km de tubulações – sendo 48,8 km de rede coletora e 5,2 km de interceptores.
O sistema irá atender 65% da população de Faxinal. “O serviço de esgoto melhora as condições de vida e traz mais saúde para a população. Era uma promessa e agora será cumprida”, disse o prefeito.
A ETE São Pedro será construída no Bairro Nossa Senhora de Fátima e a coleta do esgoto irá atender, inicialmente, a área central, os jardins Adram, Jorge Cury, São Pedro, Residencial Bela Casa, Vila Nova e Vila Velha. “Quando tivermos os 65% de atendimento, ficará mais fácil chegar aos 100%, afirmou o prefeito.
COMUNIDADE
Haverá reuniões com a comunidade para que todos entendam a importância da obra e recebam orientações sobre a ligação do imóvel à rede coletora. Os representantes da empresa contratada pela Sanepar foram apresentados. O gerente de obras da Sanepar, Luiz Nacayama, também participou da reunião.
A obra deve gerar cerca de 150 empregos diretos e o prefeito solicitou que sejam empregadas pessoas da cidade nas funções em que isso for possível.