O temporal que caiu sobre o Paraná entre a noite de quinta feira (6) e a madrugada desta sexta (7) causou estragos em ao menos quatro municípios. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 9h, 1.793 imóveis foram danificados e 7.212 pessoas prejudicadas. No total, 750 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ser encaminhadas a abrigos públicos.
Ampére, no sudoeste, é a cidade com mais problemas registrados, com 1,5 mil casas atingidas. Cinco pessoas ficaram feridas, duas delas enquanto consertavam os telhados. Segundo o Corpo de Bombeiros, três instituições públicas de saúde e sete de ensino também foram danificadas por causa do granizo. O prefeito da cidade deve decretar situação de emergência ainda durante a manhã desta sexta feira.
Em Foz do Iguaçu, na região oeste, o temporal durou pouco mais de dez minutos, mas foi o suficiente para causar prejuízos em 40 residências. Duas delas ficaram completamente destruídas. Ao menos 200 pessoas tiveram prejuízos com o mau tempo. Também houve danos em Vera Cruz do Oeste, com três casas danificadas. Em União da Vitória, no sul do estado, outras mil pessoas foram atingidas.
Já em Curitiba, a chuva deixou 600 imóveis sem energia na manhã desta sexta, informou a Copel. O bairro com o maior número de casas e estabelecimentos comerciais atingidos é o Umbará. Na Região Metropolitana da capital, outras 3 mil unidades, a maioria em Fazenda Rio Grande, também estão sem luz. A previsão da companhia é que até o meio-dia o fornecimento esteja normalizado.
Conforme a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a quase 100 quilômetros por hora no município de Barracão, também no sudoeste. Nas demais cidades da região, os ventos oscilaram entre 60 e 70 km/h.