Cristina Esteche
Em nota encaminhada à Câmara de Vereadores em Guarapuava a provedoria do Hospital São Vicente de Paulo repudia o pronunciamento feito pelo vereador Cosme Mariante Stimmer (PP), durante a sessão de segunda (04). Representantes legais do hospital de caridade entendem que o vereador usou a tribuna da Casa para “denegrir” a imagem da instituição quando acusa o hospital de ser o “palanque político da Família Rauen” e pede que Cosme comprove a acusação. A nota lida durante a sessão dessa segunda (10) diz também que essa não é a primeira vez que Cosme usa o nome do São Vicente para fazer “politicagem”, vinculando, “sem qualquer fundamento o nome do hospital a um grupo ou partido político”.
Na nota, o provedor Rui Primak, o diretor administrativo Vladimir Giordani, o diretor clínico Eduardo Franco Borges e o assessor jurídico Carlos Alberto Caggiano, signatários do documento, esclarecem que o hospital é uma entidade filantrópica e de utilidade pública que conta o trabalho voluntário de pessoas da comunidade e que as prestações de contas financeiras são encaminhadas mensalmente aos ministérios da Saúde e da Justiça, para manter a filantropia.
As acusações de Cosme foram feitas para atingir o vereador Euripio Neto Rauen (PPS). É que numa das últimas sessões Cosme fez declarações na tribuna acusando, inclusive, a esposa de Neto Rauen, por esta trabalhar no Hospital São Vicente e atribuiu à instituição a pecha de ser “cabide de emprego” da Família Rauen. Debora é gerente de captação de recursos do São Vicente e uma das responsáveis pela programação de atividades que visam arrecadar recursos para a instituição.
O envolvimento
Fundado em 1.913 nas antigas instalações de um leprosário, o São Vicente é hoje referência regional. Durante essa caminhada, Euripio Rauen, um dos ex-provedores e que dá o nome à maternidade do São Vicente, iniciou uma trajetória que é seguida por seus familiares de forma voluntária. Um exemplo disso são os recursos conquistados pelo deputado federal Cezar Silvestri , que é casado com Cristina – filha de Euripio Rauen (in memorian)como a emenda parlamentar de R$ 5,9 milhões que possibilitam a modernização de equipamentos. Como deputado estadual, o atual prefeito Cesar Silvestri Filho, junto com o pai, conseguiu recursos para a reforma geral do hospital e a ampliação de UTIS (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 10 gerais e oito neonatal, além da construção de mais 50 novos leitos, aumentando também o repasse mensal com a inclusão do São Vicente no HospSus.
Outra ação de Cezar Silvestri em benefício da comunidade foi a habilitação do Centro de Hemodinâmica no SUS e a implantação do serviço de radioterapia no Hospital.
Contestação
Na sessão dessa segunda (10), após ouvir a leitura da Nota de Esclarecimento e Repúdio, Cosme Stimmer negou que tenha se referido ao São Vicente como "palanque político", mas sim como "cabide de emprego da Família Rauen" e "comitê eleitoral da Família Silvestri". Disse também que há anos contribui mensalmente com a instituição e que o valor vem descontado da "folha de luz". Quanto às "críticas" que vem fazendo afirmou que está sendo "bem maneiroso" e lamentou a nota do São Vicente.
A nota na íntegra
Exmo. Sr.
Edony Antônio Kluber
Presidente da Câmara Municipal
Guarapuava – PR
Senhor Presidente:
A Provedoria e representantes desta casa hospitalar, manifestam-se nesta ocasião para solicitar de Vossa Excelência a leitura da Nota de Esclarecimento e Repúdio abaixo, em sessão dessa casa de leis, em virtude do pronunciamento do Vereador Cosme Mariante, para que sejam esclarecidos os fatos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO
Tendo em vista o pronunciamento do vereador Cosme Mariante no dia 04/11/2014, em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Guarapuava, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, neste ato por seus representantes legais, vem pedir o seguinte esclarecimento:
Baseado em quais dados o vereador Cosme Mariante usou a tribuna denegrindo a imagem do Hospital, quando se expressa dizendo que o Hospital São Vicente de Paulo é um “Palanque Político” da Família Rauen? Por isso, através deste, solicitamos esclarecimentos e que o citado vereador prove tais acusações.
Para conhecimento do Senhor Vereador Cosme Mariante e de todos, o Hospital São Vicente é uma instituição privada, filantrópica e de utilidade pública. A sua gestão é feita por pessoas da comunidade, absolutamente VOLUNTÁRIOS. As prestações de contas relativos aos serviços prestados e obrigações fiscais da entidade são encaminhadas mensal e anualmente ao Ministério da Saúde e Ministério da Justiça, para que possamos manter a filantropia, quando estas são aprovadas, dentro dos mais rigorosos critérios. No entanto, devido ao título de utilidade pública, à valorização e reconhecimento da importante participação da comunidade, além dos princípios da moralidade e transparência que todos os sócios dessa casa hospitalar adotam, prestamos conta sempre à comunidade, por opção dos conselhos e provedoria desta casa hospitalar; toda e qualquer informação é absolutamente transparente, desde que solicitada formalmente, mas, infelizmente, nem todos os interessados participam dessas apresentações ou solicitam esclarecimentos diretos para embasarem seus comentários.
Não é a primeira vez que este vereador usa o nome do Hospital São Vicente para fazer politicagem, vinculando, sem qualquer fundamento, o nome do Hospital a um grupo ou partido político. Esta casa de saúde foi fundada em 1.913 e até os dias de hoje só está funcionando graças às pessoas de bom coração da comunidade que contribuem diariamente para que esta cresça e mantenha suas atividades em prol da comunidade. Pessoas sem conhecimento de causa e que não contribuem com o Hospital não deveriam sequer utilizar o nome do mesmo e, por isso, além da nota de esclarecimento, esta é também uma manifestação de repúdio ao senhor Vereador Cosme Mariante.
Ressaltamos ainda que, em sessão de 18/03/2014, no qual o referido vereador se fazia presente, foi feita prestação de contas e esclarecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos nesta casa hospitalar para total transparência e para dirimir todas as dúvidas dos representantes dessa Câmara.
Guarapuava, 05 de novembro de 2014.
Wladimir Giordani (Diretor Administrativo), Rui Sérgio Primak (Provedor), Dr. Eduardo de Franco Borges (Diretor Clínico), Carlos Alberto B. Caggiano (Assessor Jurídico)